Ir para o site Assinar RSS
Tamanho da letra: Fonte menorFonte maior
 
  28 de Abril de 2008 | 14:48
Cesta Básica

Não gosto muito dessa profusão de programas governamentais alternativos que têm surgido no Brasil.

É bolsa disso ou daquilo, cotas, não-sei o que mínimo, PAC, PED, alguma coisa com cidadania etc.

Alguns até que têm alguma substância e agregam algum valor ao desenvolvimento humano, social e econômico. No entanto o que eles têm de subjacente é pior que o valor que agregam: dão a impressão de “atalho” fácil, de mutirão, de esforço pontual, enfim, castram os valores clássicos do desenvolvimento através da educação e do esforço continuados. Na linguagem matemática, melhoram a função no ponto e pioram a derivada (melhoram o momento atual e pioram a tendência).


Apesar dessa minha antipatia para com esses programas, se tivesse que propor um deles para tornar nosso país mais justo e mais desenvolvido eu estabeleceria uma cesta básica que cada brasileiro deveria receber de nossa sociedade.


Essa cesta básica deveria conter 3 elementos: “pão”, “educação” e espírito empreendedor. Esses elementos trazem, em minha opinião, as condições necessárias e suficientes para a justiça e o desenvolvimento.
Quando falo “pão”, estou me referindo à rede de proteção social para as condições mínimas de sobrevivência, aí incluída a saúde pública.

Quando falo em educação entre aspas, estou me referindo ao conhecimento aliado à ética, necessários à inserção na moderna sociedade urbana marcada pela divisão racional do trabalho e pela intensa e quase anônima interação entre pessoas no espaço físico das cidades (cidadania) e no espaço virtual de nossa “migração” para o mundo (rede mundial de comunicações, internet etc).

Quando falo de espírito empreendedor, refiro-me à capacidade de protagonismo, à motivação das pessoas para alcançarem seus sonhos ou vencerem seus desafios, enfim, serem uma fonte de vida plena, de modo próprio, sem tutela.

Gostaria de acrescentar que essa cesta básica é a que nós damos a nossos filhos: um padrão de sobrevivência na média em que vivemos, uma oportunidade de estudar no melhor colégio possível e nossa persistência para que os filhos façam esforço para alcançar os seus objetivos e superar as dificuldades.

A distribuição dessa cesta básica é um ato humanitário e é um ato cristão. Como fazemos isso com nossos filhos, devemos fazê-lo com o nosso próximo. Afinal, Cristo disse: “ame o próximo como a ti mesmo”.

 
 
Comentários

27/06/2008 - Roberto Coelho - São José dos Campos - SP

Deputado, gostaria que V.Exc. acrescentase em V. Cesta Basica o NÃO pela DISCRIMINAÇÃO e PRECONCEITO, obrigado pela atenção.

24/06/2008 - Marco Antônio Soares - São José dos Campos - SP

Deputado Emanuel, nada que vem de graça tem valor, para ganhar tem que fazer alguma coisa nem que seja furar uma cisterna, para ganhar tem que suar.Você antes de entrar no ITA tinha cesta básica? Para ter algo tem que saber poupar. "- Ah! é muito pouco tem jeito de poupar não" _ Tem sim, conheço um que ficou rico guardando o pão que ganhava por dia(vendia o seu) para entregar os pães na cidade lá no interior de MG. Vamos colocar mais esse item (poupar) em sua cesta? Abraços , Marco

22/06/2008 - Sadock - São José dos Campos - SP

Nobre Deputado, concordo com o tripé de sua cesta básica, muito bem colocada. Contudo, tomando por base SJCampos, nem o 1o pé do tripé está ok. Como básico, entendo ter a possibilidade de toda criança viver em família, junto dos irmãos. Nos abrigos de crianças em SJCampos, isso não ocorre. Poderia copiar vários exemplos espalhados pelo Brasil, mas não o faz. Enquanto não tratarmos com respeito nossas indefesas crianças, todo o resto pose simplesmente não fazer sentido. Sds iteanas,

22/06/2008 - eduardo jose de moraes - sao jose dos campos - SP

Concordo em genero,numero e grau com o Heriberto Brito de oliveira,votei e confiei no atual prefeito seu sucessor e do mesmo partido do qual eu me identificava,mas a partir do momento onde eu conheci de frente o que é precisar da saude publica foi que realmente pude constatar a real situação na qual nosso municipio se encontra,a senhora Marina atual secretária de saude com respaldo do prefeito sucateou o SUS em sjc e esta senhora foi nomeado contrariando a constituição estadual art222.e está a frente da secretaria mesmo irregularmente,passa por cima de lei estadual e de federal 8080 e ninguem faz nada pois a bancada na camara aprova tudo o que o prefeito manda pois já é prometido a cada partido aliado uma secretaria para as proximas eleiçoe

22/06/2008 - eduardo jose de moraes - sao jose dos campos - SP

s.è vergonhoso conhecer de perto a real situação e constatar que tudo pode ser feito de forma coerente,mas que na verdade nao é,nao concordo com assistencialismo quando na verdade deveria ser justo para todos igualmente,nao deveria ser preciso ligar na radio onde se apresenta semanalmente a secretaria de saude para conseguir uma consulta,exame ou cirurgia.

13/05/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Estive recentemente em La Paz - Bo. à convite da OMS, para série de palestras para jovens das comunidades carentes do altiplano. Fiquei impressionado, a língua oficial é o espanhol, entretanto nas ruas se falam Aimara e Ketchua, e as pessoas tem nome de Maria, João, Antonio.. Se dizem cristãos - católicos..Entretanto, não senti em momento algum estar numa sociedade desenvolvida de valores, crenças e mitos - sem nem mesmo o Estado de Direito. E agora olhando pra o nosso País, que é a maior população católica do mundo e toda essa América Latina - pergunto:pq somos tão pobres, desiguais, injustos em todos os níveis,pois não são esses valores os pregados pela Igreja? Pergunta2:se a Igreja não conseguiu fixar esses valores, quem o fara?

13/05/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Falando mais sobre empreendedorismo. Quem é o símbolo do capitalismo brasileiro: Silvio Santos ( que não deixo de admirar pela competência profissional e atitude empreendedora). Ficou rico vendendo um "BAÚ DA FELICIDADE" para o pobre e que se não ganhasse no sorteio, no final do ano pode trocar tudinho em mercadoria nas suas lojas!! Olhem os bancos : fazem capanha de melhoria da imagem, em projetos sociais com criancinhas - tem apelo, causa comoçõa e é barato ajudar criança. Prá q. combater violência? se custa caro e não vende seguro? O Silvio teve a filha sequestrada... nunca vi noSBT nenhuma campanha contra violência! pq? o noticíario violento era o que dava maior Ibope. Será esses osvalores dos empreendedores brasileiros??

13/05/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Falta espelho para nossa sociedade. O espelho da honestidade, de valores, de conduta moral- Em todos os níveis. Mas principalmente da elite - Política, intelectual, Empresarial. Espelho que não se quebre. Sou fa de Chico Buarque (artisticamente ), mas veja só qdo era ditadura e eles eram pobres - eles batiam..agora são elite, sabem das falcatruas, corrupção e injustiças sociais..não falam mais nada, viram ministros, fazem só festas como se o Brasil estivesse bem. Hoje em dia gosto do Maradona ( não pelas drogas ), ídolo argentino, é o espelho que o Argentino se indentifica, não fica em cima do muro, bate contra o americano, contra Bush..faz o papel que lhe cabe como ídolo. Onde estão nosso ídolos?

13/05/2008 - DENIS FERNANDO MARTINS - SAO JOSE DOS CAMPOS - SP

Caro deputado Emanuel Fernandes, gostaria de agradecer por sua iniciativa em se tornar um político federal preocupado em debater estes temas em um espaço tão pouco utilizado para isso e de forma tão inspiradora e direta. Olhando o problema de fora do mundo político, vejo um grande contraste nessa mania assistêncialista que se impregnou em nosso pais, derivada da força política tranformada em voto, dos estados menos desenvolvidos. É muito triste ouvir falar que em nosso pais, um presidente se elege por força de votos de regiões onde o assitêncialismo garante o sustento à grande parte de seus eleitores. É triste ver o jovem votando em um candidato que lhes dá acesso a faculdade pública através de programa Federal. É triste mais é ...

13/05/2008 - DENIS FERNANDO MARTINS - SAO JOSE DOS CAMPOS - SP

... Compreensível! O povo se molda aquilo que lhe é oferecido! Ofereça pobreza, desigualdade, desprezo por parte dos orgãos públicos que deveriam zelar por ele, e você terá pessoas "fantasmas". "Fantasmas" em ser cidadãos, "fantasmas" em exercer seu "dever" cívico ( grifo dever pois nos acostumamos a cobrar dos políticos posturas que não vemos no povo ). Ah! Povo! Coitado! Por outro lado, o menor exemplo de seriedade, de honestidade, de respeito a coisa pública transforma este mesmo povo "fantasma" em protagonista. Da sua "Cesta Básica", gostaria de destacar o terceiro ítem que a meu ver é o mais importante: Visão empreendedora, capacidade de mudar a realidade, por mais terrívelç que pareça e construir o seu próprio futuro, sem ajuda ou

13/05/2008 - DENIS FERNANDO MARTINS - SAO JOSE DOS CAMPOS - SP

esmola dos governantes, cumprindo a lei e vivendo dignamente. O poder público tem o seu dever em garantir condições para desenvolver esta cultura empreendedora nas diversas classes sociais do pais. Claro que a Política tem seus caminhos, que as vezes são tortuosos, e fundamentam-se na democracia, mas o político que conseguir desenvolver um projeto a longo prazo de tranformação da nossa cultura, mudará realmente este pais. Para que esta mudança aconteça, o segundo ítem de sua "Cesta Básica", a educação, é imprescindível, aliado a melhor qualidade de vida e esporte. Pão para quem tem fome! Esmola não! Novamente parabéns Deputado por mais esta conquista, agora para os brasileiros, a chance de mudança através de suas idéias, de sua forma de ...

13/05/2008 - DENIS FERNANDO MARTINS - SAO JOSE DOS CAMPOS - SP

... tratar a coisa pública. São José se lembra com saudade da sua gestão tão inovadora, séria e objetiva, que transformaram a cidade numa das melhores do pais. Temos certeza que seu trabalho colherá bons frutos em nossa Câmara Federal.

12/05/2008 - julio taleires - fortaleza - CE

Sou arquiteto e urbanista, recebi e-mail informativo de seu blog e achei excelente os temas tratados. Atenciosamente: Julio

10/05/2008 - José Milton da Rosa e Silva - Paraisópolis - MG

Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Emanuel Fernandes Em vista do novo fervilhar das eleições municipais que estão por vir, para muitos joseenses de coração como eu, não poderia deixar de me lembrar de você. Eu que, embora nascido no Sul de Minas Gerais, tendo vivido em São José dos Campos por aproximadamente 35 anos, não poderia me esquecer de São José dos Campos e tampouco de sua luta partidária até sua eleição gloriosa e justa reeleição, que, com oito anos de administração de uma cidade como São José dos Campos, nos deixa com saudades e com esperança de um dia, voltar a se eleger e administrar com tanto brilhantismo nosso Brasil? Lembro-me ainda da sua luta partidária, das reuniões do comitê do PSDB na Galeria Capri. Bons tempos.

08/05/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Pelo que tenho acompanhado o blog, esse assunto sobre projetos sociais do governo federal tem dado pano pra manga..mas estava vendo agora no link http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0805200809.htm e os deputados Federais custam R$ 1,368 milhão/ano!! e pergunto por que tanta lentidão nas decisões estratégicas e importantes ao crescimento do País? Será que é para deixar pra ultima hora? e (bem na hora do desespero )e depois dizer com o peito cheio, que nunca uma determinada lei foi votada tão rapidamente por um congresso no mundo? TUDO É VOTADO RAPIDAMENTE, NO DESESPERO, MAS... ATÉ CHEGAR LÁ?? Demora muito!! A coisa se enrola mais dentro de uma disputa de vaidades pessoais do que pelo interesse do País...concorda??

08/05/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Continuando... as decisões do Congresso, importantes ao País , se arrastam e se enrolam num emaranhado de vaidades pessoais.. Parece o caso da menina Isabela, o que menos importa agora é a morte da menina...quem quer aparecer é Delegado, promotor, advogado, jornalista, povão, pra ver quem prende e quem solta... Nós eleitores queremos essas explicações ...por que custa tão caro e demora tanto pra votar leis - IMPORTANTE AO PAÍS??

08/05/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - sao jose dos campos - SP

Antes da eleição todos são IDEOLÓGICOS depois FISIOLÓGICOS.. POR QUE NÃO UM CONGRESSO com ideologia EMPREENDEDORA?? Ficar agora na posição de estilingue na vidraça do governo? Isso não tem nada de empreendedor, VAMOS VOTAR AS LEIS IMPORTATES AO CRESCIMENTO DO BRASIL, SE O BRASIL CRESCER ISSO JÁ É A GRANDE CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - Será que democracia é isso? tudo é bom, mas é leeeeennnnnntooooo!!

07/05/2008 - ALBA TEODORO DE MELO NETO - Novo Horizonte do Oeste - RO

A bolsa familia foi um incentivo para amenizar a isituação de miséria que inúmeras familias enfrentam,porém não é o suficiente pra resolver a questão,porque o Brasil precisa é de política econômica voltada para acabar com a desigualdade social,mas como a maioria da riqueza està nas mãos de um pequeno grupo,seria utópico pensar em projetos que amenisasse os problemas da população brasileira,visto que seria cruel por demais preocupar com o próximo e esquecer de si próprio.Portanto é melhor ter BOLSA FAMILIA do que passar fome,pois se torna vergonhoso viver num país com tanta desigualdade social,onde a maioria além de não ter uma vida dígna passa pelo vexame de se contentar com o mínimo oferecido pela nasção .Ao invés de bom salário.

07/05/2008 - ALBA TEODORO DE MELO NETO - Novo Horizonte do Oeste - RO

A bolsa familia foi um incentivo para amenizar a situação de miséria que inúmeras familias enfrentam,porém não é o suficiente pra resolver a questão,porque o Brasil precisa é de política econômica voltada para acabar com a desigualdade social,mas como a maioria da riqueza està nas mãos de um pequeno grupo,seria utópico pensar em projetos que amenisasse os problemas da população brasileira,visto que seria cruel por demais preocupar com o próximo e esquecer de si próprio.Portanto é melhor ter BOLSA FAMILIA do que passar fome,pois se torna vergonhoso viver num país com tanta desigualdade social,onde a maioria além de não ter uma vida dígna passa pelo vexame de se contentar com o mínimo oferecido pela nasção .Ao invés de bom salário.

06/05/2008 - Johnson Franklim Ramos Pimentel - Ribeirão Preto - SP

Caro Amigo, Eu, pessoalmente, acho que esses programas assistencieleitoreiros não trazem nada de positivo para a população que eles se destinam. O que vejo são apenas cidadãos escravos das benesses governamentais, sem disposição ou vontade para trabalhar e assim melhorar de vida. Concordo que seja necessário alguma ajuda ocasionalmente, mas a perpetuação desse sistema só prejudica as famílias que deveriam ajudar. Acesse: www.socialdemocrata.net

05/05/2008 - Luiz Mansur - São Paulo - SP

Caro Deputado, Parabéns por mais esse comentário brilhante que nos ofereceu. É seguindo esse caminho que conseguiremos progredir, não será através de nenhuma fórmula mágica. Que V. Exa. possa nos conduzir por esse caminho com seu trabalho de excelência junto ao Poder Legislativo.

02/05/2008 - Silvio Marques Neto - São José dos Campos - SP

Caro Emanuel. Concordo em gênero, número e gráu. Aliás, se existisse essa sua cesta básica, não haveria necessidade das outras benesses. Veja, por exemplo, a cota de vagas nas universidades reservadas aos negros. É discriminatória e, portanto, incostitucional. Se os chamados afrodescendentes tivessem essa sua cesta, teriam educação e cultura suficiente para enfrentar um vestibular de igual para igual com os demais. Ademais, dar por dar, como as tais cestas governamentais de hoje, fazem lembrar outro nordestino e Luiz, o Gonzaga (Lua). Em uma de suas músicas havia uma letra que dizia - dar esmola humilha e vicia. Precisamos do tripé, pão, educação e iniciativa empreededora. Qualquer desses requisitos isolados é insuficiente. Parabéns.

01/05/2008 - Plínio - São José dos Campos - SP

Caro deputado.Acredito que seja necessário esta cesta básica para que possamos sonhar um dia em sermos realmente uma nação. Mas acredito que o empreender é fruto da educação. No entanto, como implantar um sistema de ensino público que traga resultados satisfatórios? Essa é a grande questão. Eu não acredito neste modelo salarial isométrico, onde o bom professor ou administrador e o mal professor ou admnistrador recebem a mesma coisa. E a evolução salarial fica pelo tempo de serviço. Infelizmente, porque não deveria ser desse modo, é preciso criar a concorrencia entre as escolas, seja na educação específica, esporte e cidadania, e bonificar as que apresentarem melhores resultados. Como uma escola particular.

29/04/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Deputado Emanuel, concordo que há muito apelo político nesses projetos e que criam uma situação de assistencialismo eterno ( enquanto dure ). Mas veja só, estou com um projeto para produção de alimentos utilizando RESIDUOS ORGÂNICOS SÓLIDOS VEGETAIS URBANOS ( que é um projeto inspirado na idéia de produzir cogumelos no campo dos Alemães, que vc. me pediu para fazer um estudo e que concluimos ser inviável ). Entretanto esta proposta atual ( não para produção de cogumelos ) , mas para a produção de alimentos à partir do residuo ( que esta sendo jogado fora pela maioria das prefeituras, em aterros e lixões ) é viável, sustentável e gera renda e melhora alimentação - SIMPLESMENTE O PODER PÚBLICO NAO TEM INTERESSE...então qual a solução???

29/04/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Empreendedorismo x ANVISA - Participei da equipe técnica do BIOBRASIL 2006 em BH/MG que hoje é o maio centro de Biotecnologia de empresas brasileiras. A grande reclamação das empresas se chama ANVISA, pq. existem recursos governo p/ pesquisa ( CNPQ, FAPESP, FAPEMIG, FINEP ETC ), ou seja gasta se de um lado e chega de outro a ANVISA tem dificuldade de entender os novos produtos e inovações gerando lentidão, perda de tempo da vida útil do produto no mercado, enquanto nossos concorrente externos lançam produtos rapidamente. Ou seja o discurso político é gerar renda, emprego, divisas - mas e a atitude??Só pra citar outros exemplos de lentidão no País : celulas tronco emb., transgênicos e etc. DIGA PQ EMPREENDER?? se a política não tem pressa?

29/04/2008 - Adriano Ramires - São José dos Campos - SP

Emanuel, bom dia. Sua visão empreendedora está sempre focando suas atitudes humanitárias. Concordo com essa proporcionalidade de produtos que você coloca na cesta básica. O prêmio recebido pelo prefeito Eduardo Cury vem coroar esse entendimento social, demonstrando que São José está na direção certa para uma melhor qualidade de vida. Adriano Ramires - Advogado

29/04/2008 - Sérgio Tulio Tucci - SJCampos - SP

Prezado Deputado, sou totalmente contra a distribuição de cestas fornecidas pelo atual governo, por prazo indeterminado, o povo não quer esmolas e sim emprego, o seu raciocínio está correto. Saudações

29/04/2008 - maria rita singulano - sao jose dos campos - SP

caro emanuel Sua cesta básica se chama cidadania e aprendi com vc que é possível construi-la, devagar com muito trabalho e muita perssistencia. Vc começou a implanta-la em Sao José e estamos aqui continuando na luta. Essa luta fica mais dificil quando vemos os desmandos, as falcatruas e o mau exemplo dado pelos nossos governantes a nivel nacional, hoje e por vezes temos vontade de desistir. Ai nos lembramos que os que mais precisam dependem d nossa perssistencia e continuamos. Obrigado por tudo que me ensinou... um abraço Maria rita

29/04/2008 - Jorge Pegolo - Jales - TO

Caro Deputado Passei a ter noticias de V Excia, depois se tornou deputado. Tenho ouvido falar de sua açao empreendedora e dinamica quando Prefeito de Sao Jose. Tenho lido seus artigos e os aprovo, compartilhando seus pensamentos e filosofia de açao politica voltada para o desenvolvimento social, através da promoçao humana, jamais apenas pelo assistencialismo, que leva o assistido a depender absolutamente de seu benfeitor. Parabens. Continue firme.

29/04/2008 - Jorge Pegolo - Jales - TO

só para corrigir a unidade da federaçao. nao é TO e sim SP.

28/04/2008 - Heriberto Brito de Oliveira - sao jose dos campos - SP

Prezado Emanuel, a admiração que tinha pela política, e pelo senhor acabou com os desmandos cometidos pelo seus sucessores (Cury e Marina), argumentando que apenas seguem o seu projeto, a secretaria de saude trata pessoas como numeros, acho e voces Pessoas Publicas deveriam ser obrigados a usar o serviço publico, mas sem privilégios, pois apesar de não serem mais iguaris que outros para a justica (constituição) não deveriam ser para o Sistema Publico de saúde. Me diga Deputado, que empresa não visa lucro???? Quem sai de SP para tomar prejuizo em SJC? A quem interessa não fazer diagnostico?Que empresa que movimenta milhões e seu Presidente não apita nada, pois possui dedicação exclusiva / full time como Reitor? Cristo está vendo!

28/04/2008 - Heriberto Brito de Oliveira - sao jose dos campos - SP

Ao citar Cristo precisamos pedir perdão por nossas omissões, já parou para pensar quantas (isabellas) crianças morrem pela má administração do dinheiro público, tomei nojo, a unica coisa que me moveu a entrar aqui foi o senhor usar neste momento o Nome de Jesus Cristo em seu texto, pois entreguei a ele, o que vejo e não posso resolver!

28/04/2008 - Eliana Coelho - Santo Andre - SP

Concordo com seu raciocinio da CESTA BASICA, mais no creio em melhoras, no pedem nem liçença para para nós pra inventar bolsa issi ou aquilo é tudo demagogia as crianças de favelas tem mais que nossos Filhos tem o criança esperança tem esporte lazer musica e nossos nem liberdade pode ter já que a TV passa a ser util pra favela pelo conteudo de desgraça no Jornal desgraça nas novelas desgraça no vdeo gaime e PRISÂO PERPETUA para nos que pagamos pra viver em pânico que pena que é assim?

Envie seu Comentário

Nome: E-mail:
Cidade: Estado:
Comentário Caracteres restantes:

Enviar para um Amigo Imprimir Compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Delicious
  • Stumbleupon
 
 
  08 de Abril de 2008 | 14:35
Honestidade

A construção da coisa pública pressupõe uma série de valores. Um dos principais valores é o acreditar. À hora da contribuição é necessário que as pessoas acreditem na coisa pública e contribuam. À hora da distribuição dos benefícios da coisa pública também é necessário que as pessoas acreditem nessa distribuição.

Para que este crédito aconteça, é fundamental que as pessoas percebam que há honestidade tanto na contribuição quanto na distribuição.
Faço essa introdução para abordar um tema, sempre presente, mas banalizado na construção do Brasil: a honestidade.


Certamente, a honestidade deve ser um atributo para a conduta ética dos agentes públicos. É necessário haver postura ética na política. Mas, além da necessidade ética, há uma necessidade prática da honestidade para a construção da coisa pública. E a necessidade prática é o acreditar a que me referi anteriormente. Para acreditar e contribuir com a coisa pública é fundamental a honestidade dos agentes públicos. Da mesma forma, é fundamental que haja honestidade na distribuição justa dos bens e serviços derivados dos recursos públicos.


A honestidade é, pois, o alicerce da construção do sentimento comunitário. É o “pau da barraca” da coisa pública.

Vamos aos exemplos práticos.
n A troco de quê, uma pessoa espera pacientemente na fila se ela ouve falar, a toda hora, que com pistolão se consegue furar a fila?
n Por que um contribuinte não sonega se ele ouve falar, a toda hora, que os outros contribuintes sonegam?
n Por que um cidadão não joga lixo na rua se muitas pessoas o fazem? Por que me incomodar de ficar procurando lugar para dispor o lixo que tenho em mãos?
n Por que eu me esforço se outros ganham as coisas de mão beijada: cartórios, reserva de mercado, concorrência, anistia tributária, cotas, bolsas etc.?
n Por que eu devo acreditar nos políticos se eles fazem bravatas para “ganhar o poder”?


Temos uma séria crise de credibilidade e de honestidade no Brasil e o “pau da barraca” da coisa pública está caindo. Reflexo disso é a baixa credibilidade de nossas instituições. Por enquanto, a Presidência da República e boa parte dos governos têm escapado dessa crise, pois a população tem que se “agarrar” a algo de crédulo e esse algo é a economia estar relativamente bem.


Mas é uma questão de tempo. Quando faltar pão, “...todo mundo briga e ninguém tem razão”. E quanto maior o crédito maior o tombo.

 
 
Comentários

13/05/2008 - Carlos Abe - Fazenda Guirra - São José dos Campos - SP

Estive recentemente em La Paz - Bo. à convite da OMS, para uma série de palestras para os jovens das comunidades carentes do altiplano. Fiquei impressionado, a língua oficial é o espanhol, entretanto nas ruas se falam Aimara e Ketchua, e as pessoas tem nome de Maria, João, Antonio.. Se dizem cristãos - católicos..Entretanto, não senti em nenhum momento estar numa sociedade desenvolvida, com valores, crenças autenticas - sem o que chamamos de Estado de Direito. E agora olhando pra o nosso País, que é a maior população católica do mundo e toda essa América Latina - pq? somos tão pobres, desiguais, injustos em todos os níveis..pois não são esses valores os pregados pela igreja. Se a igreja nao conseguiu fixar esses valores, quem conseguirá?

29/04/2008 - aldo zonzini - São José dos Campos - SP

Parabens Emanuel. Como sempre você demonstra equilíbrio e amor a coisa pública que, infelizmente não é a "praia" da maioria de seus colégas

21/04/2008 - Luiz Mansur - São Paulo - SP

Caro Deputado, Parabéns por mais esse brilhante artigo. Mostra a triste realidade brasileira quanto aos valores que nossa sociedade perdeu (se é que um dia teve). Mas, o que mais me entristece é saber que com o 5º maior eleitorado do Estado de S.Paulo, onde todos têm acesso à Internet, o senhor seja lido e prestigiado por uma ínfima parte destes que a ti elegeram. É por essas e outras que os políticos não estão preocupados em ser honestos. Seus eleitores não os acompanham, não sabem como pensam, não se interessam. E pagam caro por isso... Gostaria, por fim, de sugerir a ti que criasse um sistema de e-mails avisando ao eleitores interessados sobre seus novos artigos... saudações Nobre Deputado!

11/04/2008 - Paulo Renato Lima - São José dos Campos - SP

Acredito que quem diz que os políticos são rasteiros e corruptos não devem ser, então, que entrem para a política.

10/04/2008 - Ana Maria - São José - SP

Nobre Deputado, o senhor tem razão, mas penso estar clamando no deserto. Boa sorte e continue com a costumeira dignidade.

09/04/2008 - Joao - SJCampos - SP

Belos exemplos deputado. O grande problema é que dificilmente nossos políticos seguem esses preceitos e a população também. Parabéns pelo blog.

09/04/2008 - Johnson Franklim Ramos Pimentel - Ribeirão Preto - SP

Muito interessante o seu texto. Eu assisto a quase todos esses exemplos citados no meu dia-a-dia. Em certos momentos dá realmente a vontade de chutar o pau da barraca. O principal problema é que o brasileiro é muito conformado. Se houvesse em nossas veias 1 ml de sangue argentino, só 1 ml, eu acredito que Governos e Cidadãos se respeitariam mais entre si. Parábens pelo seu Site, seu Blog e, principalmente, pelo seu Trabalho. Acesse: www.socialdemocrata.net

09/04/2008 - Conrado - Campinas - SP

Concordo com o senhor deputado, mas infelizmente os piores exemplos vêm dos políticos.

Envie seu Comentário

Nome: E-mail:
Cidade: Estado:
Comentário Caracteres restantes:

Enviar para um Amigo Imprimir Compartilhe:
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Delicious
  • Stumbleupon
 
 
 
 
  Arquivo  
  · Maio / 2010
· Março / 2010
· Fevereiro / 2010
· Dezembro / 2009
· Novembro / 2009
· Outubro / 2009
· Setembro / 2009
· Agosto / 2009
· Julho / 2009
· Junho / 2009
· Maio / 2009
· Abril / 2009
· Fevereiro / 2009
· Janeiro / 2009
· Dezembro / 2008
· Novembro / 2008
· Outubro / 2008
· Setembro / 2008
· Agosto / 2008
· Julho / 2008
· Junho / 2008
· Maio / 2008
· Abril / 2008
· Março / 2008
· Fevereiro / 2008
 
 
 
Dicas de Leitura

A Lógica do Cisne Negro - NASSIM NICHOLAS TALEB

O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum? Segund...  

Previsivelmente Irracional - Dan Ariely

Dan Ariely demonstra que a nossa capacidade de raciocínio tem def...

20%

Esse é percentual de aumento de despesas do governo com gastos com pessoal um ano pós-crise
Artigo

O PT mente como sempre! Por Raul Christiano

Nesta semana o PT exercitou um velho hábito durante os comerciais...

Uma nação de cócoras - Por Dora Kramer

Objetivamente: qual a necessidade de o presidente da República pa...